PCP solidário com<br>o povo do Brasil

O Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês emitiu, na quinta-feira, 17, uma nota em que reage aos re­centes acon­te­ci­mentos no Brasil, a qual pu­bli­camos na ín­tegra:

«Os re­centes de­sen­vol­vi­mentos no Brasil não podem ser des­li­gados do apro­fun­da­mento da crise do ca­pi­ta­lismo que marca a si­tu­ação in­ter­na­ci­onal e que tem ac­tu­al­mente pro­fundas con­sequên­cias nos cha­mados países emer­gentes.

«Ten­tando tirar par­tido de reais pro­blemas e de pro­fundas con­tra­di­ções na so­ci­e­dade bra­si­leira, os seus sec­tores mais re­tró­grados e anti-de­mo­crá­ticos pro­movem uma in­tensa ope­ração de de­ses­ta­bi­li­zação e de cariz gol­pista pro­cu­rando al­cançar o que não con­se­guiram nas úl­timas elei­ções pre­si­den­ciais – a acção mon­tada contra Lula da Silva in­sere-se neste pro­cesso mais geral de de­ses­ta­bi­li­zação.

«O que so­bressai nos re­centes acon­te­ci­mentos no Brasil não é a ten­ta­tiva de com­bater a cor­rupção e um sis­tema po­lí­tico e elei­toral que a fa­vo­rece, mas antes uma acção pro­ta­go­ni­zada pelos sec­tores mais re­tró­grados – eles pró­prios mer­gu­lhados em dé­cadas de cor­rupção –, vi­sando, por via da ins­tru­men­ta­li­zação do poder ju­di­cial e da acção de ór­gãos de co­mu­ni­cação so­cial, a cri­ação das con­di­ções para a re­versão dos avanços nas con­di­ções de vida do povo bra­si­leiro al­can­çados nos úl­timos 13 anos.

«Uma acção de de­ses­ta­bi­li­zação in­dis­so­ciável do con­junto de ma­no­bras de in­ge­rência pro­mo­vidas pelos Es­tados Unidos vi­sando os pro­cessos pro­gres­sistas e de afir­mação so­be­rana na Amé­rica La­tina.

«O PCP é so­li­dário com as forças pro­gres­sistas bra­si­leiras, com os tra­ba­lha­dores e o povo bra­si­leiro e a sua luta em de­fesa dos seus di­reitos, da de­mo­cracia, da jus­tiça e pro­gresso so­cial».

 



Mais artigos de: Internacional

Bloqueio e Guantánamo<br>ensombram visita

Ba­rack Obama con­cluiu, an­te­ontem, a pri­meira des­lo­cação de um pre­si­dente norte-ame­ri­cano a Cuba em 88 anos. Da vi­sita his­tó­rica so­bres­saem o país e o seu povo como exem­plos de dig­ni­dade.

Brasileiros garantem:<br>«não vai ter golpe!»

As ma­ni­fes­ta­ções con­vo­cadas pela Frente Brasil Po­pular (FBP) reu­niram, sexta-feira, 18, cerca de um mi­lhão e 350 mil pes­soas em todos os es­tados do Brasil em de­fesa da de­mo­cracia, cal­cu­laram os pro­mo­tores.

Firmeza contra Santos

Mais de dois mi­lhões de co­lom­bi­anos mo­bi­li­zaram-se, dia 17, em todo o país contra a po­lí­tica ne­o­li­beral de Juan Ma­nuel Santos. Os or­ga­ni­za­dores da greve apre­sen­taram ao go­verno um ca­derno rei­vin­di­ca­tivo.

«Condor» sobrevoa<br>América Latina

Milhares de pessoas acompanharam, dia 5 de Março, o funeral da coordenadora do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas das Honduras (COPINH), Berta Cáceres, assassinada na quinta-feira, 3 de Março, em sua casa. O cortejo fúnebre transformou-se numa...

O homem na jaula

No Verão de 1906, o número de visitantes do Jardim Zoológico do Bronx triplicou. Segundo os registos oficiais do Zoo nova-iorquino, durante o mês de Setembro, eram mais de 40 mil os curiosos que, diariamente, pagavam bilhete para ver a jaula com os próprios...